Faróis de papel, matéria escura e neurónios que respondem ao movimento

A construção de um farol de papel, com uma lâmpada LED, permite abordar diferentes temas, da engenharia à navegação e até à história, explicou-nos a Ana Dias, que fez o seu doutoramento em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

A Ana avaliou a aquisição de conhecimentos e o interesse pela ciência junto de crianças e adolescentes, na sequência de actividades de férias organizadas pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. Para o 2º PubhD de Lisboa, a Ana trouxe alguns dos trabalhos práticos produzidos por eles, incluindo o farol.

Richard Brito, estudante de doutoramento no Instituto Superior Técnico, contou-nos que tudo o que vemos em nós, à nossa volta e no céu nocturno são apenas cinco por cento da matéria e da energia que compõem o Universo. A natureza dos restantes 95% é ainda desconhecida para os cientistas. O Richard utiliza a física dos buracos negros para trazer alguma “luz” a essa matéria e energia escuras.

Neurónios do córtex cerebralA proporção e distribuição dos neurónios activos, em cada instante, é a forma como o nosso cérebro representa a realidade que vemos com os nossos olhos, explicou-nos o Tiago Marques, investigador de doutoramento no Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud.

O Tiago está interessado, em particular, na representação cerebral do movimento. Com tecnologias sofisticadas, observa o cérebro de ratinhos enquanto estes reagem ao movimento de padrões abstractos num ecrã.

Com três temas tão diferentes, o PubhD é uma celebração da curiosidade, e no passado dia 11 tivemos casa cheia, reunindo mais de 30 pessoas cheias de curiosidade. Obrigado a todos, e muito especialmente aos nossos três oradores que conseguiram manter o fôlego entre tantas e variadas perguntas!

E obrigado à equipa do BIBO Bar, pelo espaço, ambiente e simpatia, e também por nos ter presenteado com castanhas nesse dia de São Martinho.

Encontramo-nos outra vez no dia 9 de Dezembro, e os temas são Ciências da Educação, História e Neurociências.

Se quiser receber no seu e-mail a informação sobre os futuros eventos PubhD de Lisboa, subscreva a nossa mailing list.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.