9º PubhD de Lisboa: Astrofísica, Bioquímica, e História da Ciência

Em Junho iremos viajar das células até às galáxias, regressando depois à Terra para falarmos das “almas delirantes”, tal como eram entendidas há um século.

Três investigadores de doutoramento vão explicar a sua investigação num bar em troca de uma ou duas bebidas. As apresentações são ao nível de uma conversa de bar, acessíveis a qualquer pessoa.

Abell 370
Imagem: Enxame de Galáxias Abell 370
Crédito: NASA, ESA, the Hubble SM4 ERO Team and ST-ECF

Os grandes aglomerados de galáxias, que os astrónomos encontram por todo o Universo, estão a afastar-se uns dos outros e de forma acelerada.

Porém, a teoria da relatividade geral de Einstein não prevê este cenário, apesar de se mostrar eficaz a explicar e a predizer muitas outras manifestações da força da gravidade.

João Luís Rosa, investigador no Instituto Superior Técnico, estuda modificações à teoria da gravidade de Einstein e que possam explicar essa força desconhecida que impele o Universo a expandir-se cada vez mais.

 

Proteína
Modelo tridimensional de uma das proteínas estudadas por Afonso Duarte
Crédito: Afonso M. S. Duarte (ITQB-NOVA)

Como é efectuado o transporte de sais nas células humanas e de outros organismos? Esta é a questão que leva Afonso Duarte a estudar diferentes moléculas, umas localizadas no interior da célula e outras que permitem à célula comunicar com o exterior.

No seu pós-doutoramento no Instituto de Tecnologia Química e Biológica – António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa, o Afonso procura saber como aquelas moléculas funcionam e se regulam mutuamente.

Tal permitirá conhecer o seu papel no aparecimento de diversas doenças e é fundamental para o desenvolvimento de novas drogas e terapias.

 

"Almas Delirantes", de Luís Cebola
“Almas Delirantes”, de Luís Cebola (Comercial Gráfica, Lisboa, 1925)

Denise Pereira escreveu a biografia de um psiquiatra português da primeira metade do século XX, Luís Cebola (1876-1967). Neste âmbito, contextualizou os tratamentos psiquiátricos utilizados, e analisou a perspectiva médica e social da doença mental nessa época.

A Denise concluiu recentemente o seu doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Cambridge.

 

No BIBO Bar, no próximo dia 8 de Junho, às 19h30, venha ouvir e conversar sobre três temas que estão a ser investigados em Lisboa. Informações também na página do próximo evento.

Agradecemos que confirme a sua presença na página do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/501848396667249/

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboa, subscreva a nossa mailing list.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.