20º PubhD de Lisboa: Antropologia, Cosmologia, e Política Comparada

13 de setembro, 19h30 – 21h30, no Bar Irreal

Na 20ª sessão do PubhD de Lisboa vamos falar sobre alternativas à monogamia, acerca da evolução futura do Universo, e como as perceções externas refletem e influenciam a política externa de um país.

O PubhD de Lisboa reúne três investigadores de doutoramento, ou pós-doutoramento, no ambiente informal de um bar, para explicarem a sua investigação em linguagem acessível e responderem a perguntas. Cada apresentação terá a duração de 10 minutos, seguida de 20 minutos para perguntas.

Impressão artística do satélite Euclid
Impressão artística do satélite Euclid, uma missão espacial que irá estudar a energia escura e a matéria escura no Universo. Está previsto o seu lançamento em 2020. Créditos: ESA/C. Carreau.

Bruno Barros (Cosmologia) estuda teorias para descrever e explicar a gravidade, uma vez que a teoria de Einstein falha em certos aspectos quando procuramos compreender o Universo a grande escala. Em particular, o Bruno está a trabalhar num modelo que envolve a designada “energia escura” para explicar por que razão está o Universo em expansão acelerada.

O Bruno é mestre em Física (ramo de Astrofísica e Cosmologia) e está a fazer o doutoramento em Cosmologia Teórica no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Chefes de estado do G-2, 2009
O ex-Presidente brasileiro Lula da Silva com chefes de estado do G-20 Financeiro, realizado em 25 de Setembro 2009, em Pittsburgh, Estados Unidos da América. Créditos:Ricardo Stucker/PR.

Débora Terra (Política Comparada) procura compreender como as perceções externas refletem o envolvimento de um país no cenário internacional. Alguns especialistas procuram encaixar países em rótulos, como potência regional, país emergente e poder global. Estas perceções permitem compreender as expectativas que recaem sobre cada país e influenciam a construção e o direcionamento de uma Política Externa.

A Débora, em particular, está a comparar as perceções da elite política e especialistas dos EUA e da China sobre o envolvimento do Brasil no cenário internacional entre 2003 e 2016.

A Débora é investigadora PRIMO Marie Curie e doutoranda em Política Comparada pelo Instituto de Ciências Socias da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).

Swing: Eu, Tu... Eles
Capa do livro “Swing: Eu, Tu… Eles”, de Maria Silvério, Chiado Editora.

Maria Silvério procura mostrar outras formas de relações íntimas e afetivo-sexuais que não correspondem ao modelo monogâmico normativo. Através deste estudo pretende colocar em evidência que o mais importante nas relações é ir ao encontro das expectativas, desejos e vontades das pessoas envolvidas.

Maria Silvério é investigadora de doutoramento no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e autora do livro Swing: Eu, Tu… Eles. Pesquisa temas relacionados com o género, sexualidades e relações não-monogâmicas consensuais, como swing, poliamor e relacionamento aberto.

 

Agradecemos que confirme a sua presença na página do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/341947852917067/

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboa, subscreva a nossa mailing list.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.