Coimbra é a sétima cidade a lançar um PubhD em Portugal

O ano de 2017 ofereceu-nos já três novas iniciativas PubhD em Portugal. Depois da cidade do Porto, em janeiro, e de Bragança, em junho, Coimbra teve a sua primeira sessão PubhD na quinta-feira de 12 de outubro.

1º PubhD de Coimbra, 12 de outubro de 2017. Créditos: PubhD de Coimbra.

Iniciado em Nottingham, na Inglaterra, em janeiro de 2014, o formato PubhD (junção de pub, o típico bar britânico, com PhD, a sigla inglesa para doutoramento) tem sido uma oportunidade para as comunidades locais conhecerem e discutirem a investigação que está a ser feita nas universidades e centros de investigação da sua cidade através do trabalho de estudantes de doutoramento e investigadores pós-doutorados.

Para os oradores, a maior parte no início da sua carreira de investigação, é com frequência a primeira ocasião para falarem a um público não especialista e em linguagem simples, fora do seu ambiente académico, sobre temas altamente especializados mas que cativam o interesse de todos nós.

Susana Domingues
13º PubhD de Lisboa. Créditos: Sara Freitas.

O PubhD chegou a Portugal em outubro de 2015 com a primeira iniciativa em Lisboa, seguida logo em janeiro do ano seguinte pelo PubhD UMinho, que alterna entre Braga e Guimarães. Évora foi a cidade que se seguiu em junho de 2016.

Com agora sete cidades, Portugal é o segundo país com maior número de iniciativas PubhD, a seguir ao Reino Unido. Existem neste momento iniciativas nacionais, ainda isoladas, na Irlanda (Dublin), França (Bordéus), Polónia (Varsóvia) e Finlândia (Tampere).

Os organizadores de sessões PubhD em Portugal, em geral voluntários, formam atualmente uma rede informal de entreajuda. Estão ligados à comunicação de ciência, ou são eles próprios estudantes de doutoramento com vontade de divulgar a investigação científica que está a acontecer agora.

Com a cidade de Coimbra, a rede expande-se, unida pela paixão por um formato de eventos que traz as ciências, as artes, as humanidades e as engenharias para bares e cafés, lado a lado com a habitual programação de concertos, leituras e tertúlias.

Na página O PubhD no Mundo encontra os contactos das várias iniciativas em Portugal. Se quiser estar a par das iniciativas PubhD nos vários países, pode seguir a página PubhD no Facebook, assim como consultar os respetivos contactos no website do PubhD de Nottingham, o primeiro PubhD.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s