27º PubhD de Lisboa

Biomecânica, e Ciência e Sociedade

Quarta-feira, 11 de abril de 2018, 19:30 – 21:00, no Bar Irreal

A consolidação de fraturas ósseas, e a participação de uma comunidade de moradores num projeto de investigação científica, serão os temas em conversa na sessão de abril do PubhD de Lisboa.

O PubhD de Lisboa reúne investigadores de doutoramento, ou pós-doutoramento, no ambiente informal de um bar, para explicarem a sua investigação em linguagem acessível e responderem a perguntas. Cada apresentação terá a duração de 10 minutos, seguida de 25 minutos para perguntas.

Os oradores

Reparação de fraturas ósseas com estruturas de suporte.
Reparação de fraturas ósseas com estruturas de suporte.

André Castro (Biomecânica) está a estudar as estruturas utilizadas na consolidação de fraturas ósseas.

Usando simulações por computador, pretende primeiro perceber as diferenças entre o que é projectado e o que é efectivamente fabricado. Depois, quer certificar-se de que estas estruturas não provocam novos problemas no corpo.

O André é investigador de pós-doutoramento no Instituto Superior Técnico em Engenharia Biomédica e tem especial interesse por tecnologias que possam melhorar o desempenho do corpo humano e as condições de vida.

Bairro na Trafaria ameaçado pela subida das águas.
Bairro na Trafaria ameaçado por galgamentos das águas e cuja associação de moradores participa num projeto de ciência cidadã.

João Cão (Filosofia das Ciências/Ciência e Sociedade) quer perceber como diferentes conceitos de território podem informar o que é a ciência cidadã.

Chama-se ‘ciência cidadã’ à participação pública na investigação científica, que começou com iniciativas de cientistas que precisavam de colaboradores para recolher ou tratar informação. Contudo, a ciência cidadã também pode partir da própria sociedade, como por exemplo de grupos com preocupações ambientais.

O João trabalha num projecto de ciência cidadã que reúne moradores, decisores e geólogos para analisarem a situação de risco costeiro de um bairro na Trafaria.

João Cão é investigador de doutoramento no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa no âmbito do Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, com especialização em Ciência e Sociedade.

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboa, subscreva a nossa mailing list (apenas um e-mail por mês). Siga-nos também no Facebook.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.