30º PubhD de Lisboa: Arquitetura, e História Ambiental

Quarta-feira, 12 de setembro de 2018, 19:30 – 21:00, no Bar Irreal

Em setembro, o PubhD de Lisboa propõe uma viagem no tempo para visitar dois aspectos da História de Portugal. A construção de palácios urbanos em Lisboa e a caça de baleias no Atlântico Sul serão os dois temas com que iniciamos a quarta temporada do PubhD de Lisboa.

O PubhD de Lisboa reúne investigadores de doutoramento no ambiente informal de um bar, para explicarem a sua investigação em linguagem acessível e responderem a perguntas. Cada apresentação terá a duração de 10 minutos, seguida de 25 minutos para perguntas.

Os oradores

Plano Nobre de um Edifício que desemboca na rua do Carvalho. D. 148 A.

Tiago Antunes (Arquitetura) está a analisar a proporção e os sistemas métricos utilizados na construção de doze palácios urbanos em Lisboa, entre 1640 e 1755.

O seu principal objetivo é conhecer o pensamento construtivo português e compreender a história da construção em Lisboa. Este conhecimento servirá de base para as intervenções de conservação de edifícios da época.

Tiago Molarinho Antunes é investigador de doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos no DINÂMIA’CET, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Cena de caça de baleias
Cena de caça de baleias in “Historia do Brazil…” de Alphonse de Beauchamp (1820)

Nina Vieira (História Ambiental) quer compreender a relação, ao longo do tempo, entre os humanos e os outros animais através do estudo de uma atividade humana de apropriação, uso e comércio de um mamífero marinho: a caça de baleias.

Esta investigação tem como cenário a expansão marítima portuguesa e a participação dos portugueses na baleação promovida nos séculos XV a XVIII no Atlântico Sul.

Para Nina Vieira, a análise dos valores atribuídos à baleia ao longo da história pode ajudar na construção de ações de sensibilização ambiental e de gestão de áreas marinhas protegidas.

Nina Vieira é investigadora de doutoramento em História Ambiental Marinha no CHAM-Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É mestre em Ecologia Marinha e sócia-fundadora da APCM-Associação Para as Ciências do Mar.

Mais informação na sua página de perfil.

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboa, subscreva a nossa mailing list (apenas um e-mail por mês). Siga-nos também no Facebook.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.