34º PubhD de Lisboa Biotecnologia, e História e Filosofia da Matemática

Quarta-feira, 13 de março de 2019, 19:30 – 21:00, no Má Língua.

As tecnologias de diagnóstico em saúde através de sensores extremamente pequenos, e a evolução dos problemas em matemática através da matemática recreativa, serão os temas em conversa na sessão de março do PubhD de Lisboa.

ATENÇÃO: O PubhD de Lisboa mudou de casa. A próxima sessão será já no Má Língua, na Graça.

O PubhD de Lisboa reúne investigadores de doutoramento no ambiente informal de um bar, para explicarem a sua investigação em linguagem acessível e responderem a perguntas. Cada apresentação terá a duração de 10 minutos, seguida de 25 minutos para perguntas.

Os oradores

Rui Oliveira Silva (Biotecnologia) investiga o desenvolvimento de sensores à base de partículas extremamente pequenas (nanopartículas) que possam ser utilizados no corpo humano.

 

Estes sensores permitirão o diagnóstico rápido e preciso de determinadas doenças, assim como a monitorização da temperatura durante tratamentos localizados recorrendo a temperaturas elevadas.

O Rui é investigador no programa doutoral BIOTECnico no Instituto de Bioengenharia e Biociências (IBB) do Instituto Superior Técnico (IST). É mestre em biotecnologia molecular pela Universidade de Aveiro. Atualmente tem uma participação ativa no programa da universidade de verão e laboratórios abertos do IST.

Exemplo de “anéis chineses”, cujo objetivo consiste em libertar um cordel fechado de uma sequência de anéis em pilares interligados.
Exemplo de “anéis chineses”, cujo objetivo consiste em libertar um cordel fechado de uma sequência de anéis em pilares interligados. Crédito: Merkel (CC BY-SA 3.0)

Tiago Hirth (História e Filosofia da Matemática) procura contribuir para o conhecimento sobre a origem, evolução e pedagogia dos problemas em matemática, estudando casos concretos de matemática recreativa ao longo da História.

O Tiago é investigador de doutoramento no Departamento de História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Tem participado ativamente em ações de comunicação e divulgação nacionais e internacionais, com destaque para o Circo Matemático. É também mágico, malabarista e pratica Aikido e Bal-folk.

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboa, subscreva a nossa mailing list (apenas um e-mail por mês). Siga-nos também no Facebook.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.