41º PubhD de Lisboa: Ciências Musicais e Medicina.

Quarta-feira, 8 de janeiro de 2020, 19:30 – 21:00, no Má Língua.

Festivais da Canção e a relação entre a música e televisão, e novas abordagens para a regulação da cor da pele, serão os dois temas em conversa na sessão do 41º PubhD de Lisboa.

O PubhD de Lisboa reúne investigadores de doutoramento no ambiente informal de um bar, para explicarem a sua investigação em linguagem acessível e responderem a perguntas. Cada apresentação terá a duração de 10 minutos, seguida de 25 minutos para perguntas.

Os oradores

Festival da Canção da RTP e Festival Eurovisão da Canção.
Festival da Canção RTP e Festival Eurovisão da Canção. Créditos: Fotografia de Sofia Vieira Lopes

Sofia Lopes (Ciências Musicais) foca a sua investigação no Festival RTP da Canção e da Eurovisão da Canção, e tem como principal objetivo compreender o papel destes eventos na representação do país a nível nacional e internacional.

A ligação destes espectáculos com a indústria da música e os media é também alvo do seu doutoramento.

A Sofia é investigadora no Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Tem desenvolvido investigação acerca da relação entre a música e a televisão. Ao longo do seu percurso foi professora de música em Conservatórios e organiza a conferência internacional EUROVISIONS, um espaço que permite a troca de ideias sobre a Eurovisão.

Cor de pele
Créditos: utilizador Saffy no website flickr.com

João Charneca (Medicina) tem como objetivo da sua investigação perceber como a comunicação entre células regula a cor da pele.

O seu trabalho pode no futuro ser a base para a intervenção cirúrgica em queimados, com a aplicação de transplantes de pele de cor igual à do paciente.

O João é investigador do Centro de Investigação em Doenças Crónicas (CEDOC) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

As suas raízes são alentejanas, mas o seu percurso já passou pelo Algarve e está atualmente em Lisboa dedicado ao seu doutoramento. Gosta de jogos de tabuleiro e de falar sobre ciência, sobretudo em boa companhia… Ideal para o PubhD.

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboa, subscreva a nossa mailing list (apenas um e-mail por mês). Siga-nos também no Facebook.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.