44º “WebhD” de Lisboa: Comunicação de Ciência e Medicina

Quarta-feira, 13 de maio de 2020, 19:30 – 21:00, no canal do PuhbD de Lisboa no YouTube.

As relações entre a política e a ciência na comunicação de ciência, e as diferenças na pigmentação da pele serão os dois temas em conversa na sessão do 44º PubhD de Lisboa, em versão online.

Face à situação atual de contenção da propagação do novo vírus associado à doença Covid-19, e até nos ser possível regressar ao bar, as sessões PubhD de Lisboa vão realizar-se online. 

PubhD de Lisboa reúne investigadores de doutoramento numa conversa informal, para explicarem a sua investigação em linguagem acessível e responderem a perguntas. Cada apresentação terá a duração de 10 minutos, seguida de 25 minutos para perguntas.

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboasubscreva a nossa mailing list (apenas um e-mail por mês). Siga-nos também no Facebook.

Os oradores

AdalbertoFernandes
Ciência e Política unidas para a Comunicação. Créditos: JBZE Delegation

Adalberto Fernandes (Comunicação de Ciência) procura compreender a relação entre temas políticos e científicos, numa atitude assumida de que nem sempre as fronteiras são nítidas entre política e ciência.

O seu objetivo é o de criar práticas em comunicação da ciência que questionem as diferenças e as semelhanças entre política e ciência.

O Adalberto desenvolve o seu doutoramento no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. É mestre em Comunicação de Ciência e em Bioética, e tem já longa experiência como comunicador de ciência em Lisboa e em Coimbra.

Pigmentação da pele alterada pela doença autoimune vitiligo.
Pigmentação da pele alterada pela doença autoimune vitiligo.
Créditos: Nadine Mot Mitchell via Flickr

Liliana Lopes (Medicina) tem como objetivo compreender porque temos cores de pele diferentes. Para isso desenvolve na sua investigação técnicas que permitam ajustar a cor da pele, no caso de doenças em que a pigmentação se alterou.

A Liliana é estudante de doutoramento no Centro de Investigação em Doenças Crónicas (CEDOC) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. O seu percurso académico começou no Algarve, mas a sua origem é do centro de Portugal. Para além de se dedicar à ciência, gosta de desportos coletivos e de jogos online.

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboasubscreva a nossa mailing list (apenas um e-mail por mês). Siga-nos também no Facebook.


Pode assistir à sessão online aqui, mas se quiser colocar perguntas através da janela de chat, aceda ao nosso canal no YouTube.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.