Quarta-feira, 13 de janeiro de 2021, 19:30 – 21:00, no canal do PuhbD de Lisboa no YouTube.

As estratégias para promoção do turismo médico em Portugal e a alimentação como tratamento do cancro serão os temas à conversa no 50º PubhD de Lisboa – versão online.

Face à situação atual de contenção da propagação do novo vírus associado à doença Covid-19, e até nos ser possível regressar ao bar, as sessões PubhD de Lisboa vão realizar-se online.

PubhD de Lisboa reúne investigadores de doutoramento numa conversa informal, para explicarem a sua investigação em linguagem acessível e responderem a perguntas. Cada apresentação terá a duração de 10 minutos, seguida de 25 minutos para perguntas, que poderão ser colocadas através da janela de chat do YouTube.

Os oradores

Turismo médico e dentário: estratégia para combater a sazonalidade em hotéis de Lisboa.
Créditos: iStock.

Fernando Arrobas (Turismo de Saúde) investiga quais os principais fatores de motivação na escolha de um destino de turismo de saúde. Uma das metas do seu trabalho será estabelecer uma estratégia promocional de Portugal como destino de turismo médico.

O Fernando desenvolve o seu trabalho no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Para além de estar a fazer o doutoramento, é médico dentista, professor de estatística e consultor estratégico. Na sua opinião, comunicar ciência de forma prática é imprescindível.


Aplicação de recomendação de dieta. Créditos: Luís Rita.

Luís Rita (Medicina Computacional) tem como objetivo no seu doutoramento tratar e prevenir o cancro usando apenas a alimentação. Para isso recorrerá a algoritmos de inteligência artificial que permitam gerar e ordenar receitas.

Estas receitas terão como base de seleção os seus ingredientes e os principais nutrientes conhecidos pelas suas propriedades anticancro. O seu trabalho poderá ser utilizado para combater diversas doenças crónicas e infeciosas para além do cancro.

O Luís está a fazer o seu doutoramento na Faculty of Medicine, Imperial College London. Considera-se um apaixonado pela ciência, desporto e artes.


Pode assistir à sessão online aqui (link disponível brevemente), mas se quiser colocar perguntas através da janela de chat, aceda ao nosso canal no YouTube.

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboasubscreva a nossa mailing list (apenas um e-mail por mês). Siga-nos também no Facebook, Twitter e Instagram.