O livro PubhD de Lisboa 2018

Livro PubhD de Lisboa 2018

O livro PubhD de Lisboa 2018 reúne, em textos e desenhos feitos ao vivo, os 19 tópicos de investigação que foram tema de conversa nas sessões PubhD de Lisboa em 2018, realizadas no Bar Irreal.

O PubhD de Lisboa é uma iniciativa em que, desde 2015, doutorandos e investigadores de pós-doutoramento explicam o seu trabalho num bar.

Agora, as ilustrações de Cirenia Arias Baldrich, cientista e desenhadora,  e os textos de Sérgio Pereira, comunicador de ciência, juntam-se num livro que quer fixar os momentos vividos em 2018 e levar a partilha do conhecimento em construção para fora das paredes do bar.

Os temas que preenchem as sessões, e o livro, atravessam as ciências, as humanidades, as engenharias e as artes. Como é que partículas de ouro podem curar o cancro? Qual a utilização do software de acesso aberto nas rádios comunitárias? Que impacto está a ter o aquecimento dos oceanos nos ecossistemas do Pacífico? Com que fragmentos se faz uma história do vidro? As respostas a estas e a outras perguntas estão no livro PubhD de Lisboa 2018.

Biologia marinha, ciência política, engenharia do ambiente, arquitetura ou astrofísica são apenas algumas das áreas em foco em 2018. O livro identifica os investigadores que apresentaram os seus projetos de pesquisa, e os centros onde realizam o seu trabalho, oferecendo um pouco da diversidade da investigação académica, em Lisboa e não só.

O livro poderá ver a luz do Sol se conseguir ser publicado através da ação de crowdfunding na plataforma portuguesa PPL, até 17 de junho de 2019. Para isso conta com a comunidade que ao longo de quase quatro anos tem crescido à volta do PubhD de Lisboa, e também das outras iniciativas PubhD em Portugal.

Esta ação de crowdfunding é mais uma forma de estreitar esta comunidade em torno de um projeto que é mantido sem fundos próprios e graças à energia dos seus organizadores.

Torne o livro real apoiando com o que puder, ou partilhando, através da plataforma de crowdfunding PPL, em:

Queremos imprimir pelo menos 300 exemplares, a enviar por correio ou a entregar-lhe pessoalmente na sessão de lançamento a ter lugar em julho no Má Língua, em Lisboa, ou nas sessões regulares do PubhD de Lisboa.

O modelo de apoio da plataforma PPL é “tudo ou nada” – o livro PubhD de Lisboa 2018 só será publicado se o valor pedido for atingido, de contrário, os apoios serão integralmente devolvidos aos apoiantes.

Muito obrigado!

Especificações:

• Formato horizontal, 16 x 11,5 cm
• 40 páginas (19 ilustrações)
• Papel 120 gr/m2
• Impresso em Portugal


O PubhD de Lisboa é uma iniciativa gratuita, sem fundos próprios, organizada em regime voluntário, no tempo livre, e com muita paixão, por Sérgio Pereira, Carolina Figueira e Inês Leitão.
Facebook: https://www.facebook.com/PubhDLisboa/

Twitter: https://twitter.com/PubhDLisboa

Cirenia Arias Baldrich é cientista e desenhadora, produzindo desenhos e animações que comunicam temas de ciência de forma descontraída. Ela está no Facebook e no Twitter.

Anúncios