O impacto das alterações climáticas na vida marinha será o tema em conversa a 20 de junho no BOTA, às 19h30.

O PubhD de Lisboa reúne investigadores de doutoramento numa conversa informal, para explicarem a sua investigação em linguagem acessível e responderem a perguntas. Cada apresentação terá a duração de 10 minutos, seguida de 25 minutos para perguntas.

Temas e oradores

Como irá um polvo lidar com o Oceano no futuro?
Créditos: Imagem gerada por AI (Adobe Firefly)

O Francisco Borges (Ecologia Marinha) é investigador doutorando do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-FCUL) e está a desvendar os impactos das alterações climáticas no grupo dos polvos, lulas, e chocos, integrando para isso informação de estudos laboratoriais e modelos. Estes animais são considerados resilientes às alterações climáticas, mas o que a literatura existente demonstra, e os dados dos modelos suportam, que este grupo é na realidade bastante sensível também. Isto significa que devemos antever que as espécies mudem de sitio, colocando em causa o equilíbrio dos ecossistemas e também a sustentabilidade das pescas, posteriormente com potencial impacto ao nível das comunidades piscatórias que dependem destes recursos. Biólogo marinho de formação, o Francisco iniciou o doutoramento há menos de um ano e sempre trabalho nos Impactos das alterações climáticas na Vida marinha e na conservação, misturando a experimentação laboratorial com a modelação ecológica.    


Sendo uma iniciativa sem financiamento, agradecemos o contributo de €0,50 a €1 por cada pessoa da assistência para as bebidas dos oradores. Afinal, se alguém lhe explicasse coisas fascinantes num bar, não lhe pagava uma bebida?

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboasubscreva a nossa mailing list (apenas um e-mail por mês). Siga-nos também no FacebookTwitter e Instagram.