A influência de Caetano Veloso na arte de vanguarda brasileira e os impactos da pesca de cerco serão os temas em conversa a 20 de junho no Crew Hassan, às 19h30.

Atenção! Mudámos o dia da semana (acontecemos agora à terça-feira) e o local (Crew Hassan, sala Elektra)

O PubhD de Lisboa reúne investigadores de doutoramento numa conversa informal, para explicarem a sua investigação em linguagem acessível e responderem a perguntas. Cada apresentação terá a duração de 10 minutos, seguida de 25 minutos para perguntas.

Temas e oradores

Temas e oradores

O tema Araçá Azul, disco concretista-paulista de Caetano Veloso, foi concebido sob influência direta de sua interlocução com os poetas paulistas idealizadores da Poesia Concreta brasileira. Esta simbiose levanta questões sobre a relação entre arte de vanguarda e cultura de massas, as transformações nos processos composicionais da música popular e os desdobramentos da carreira de Veloso.

O Guilherme Granato (Música popular) estuda a relação entre o compositor brasileiro Caetano Veloso e o grupo anónimo de artistas brasileiros que desenvolveram a Poesia Concreta, um tipo de poesia experimental de vanguarda, com um forte caráter visual.
Este projeto de investigação permite compreender melhor a aproximação e diluição de fronteiras entre a música popular e a arte de vanguarda, que cria ruturas com os movimentos artísticos estabelecidos.
O Guilherme é um músico e investigador brasileiro, atualmente a fazer doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais de Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa. Interessa-se pela música popular, sobretudo a música popular urbana, nas suas dimensões estéticas e políticas.


O que é pesca do cerco? A sardinha vem maioritariamente desta pescaria e sem elas as duas, não haveria festas populares. Créditos: Diana Feijó.

A Diana Feijó (Investigação Pesqueira) está a estudar a pesca de cerco e o seu impacto na sardinha. A pesca de cerco é um método de pesca que usa uma parede de rede longa e alta para envolver o pescado por baixo e pelos lados, para o impedir de escapar. É usado sobretudo para apanhar cardumes só de sardinha, e cardumes de sardinha misturados com outros peixes, como a cavala ou o carapau. Este projeto de investigação poderá ajudar-nos a entender as alterações que a pesca de cerco tem na disponibilidade de espécies como a sardinha ou a cavala, cujo impacto também se sente no seu consumo em Portugal.
A Diana trabalha há 20 anos no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mas só há 13 começou a dedicar-se ao estudo da pesca de cerco. Desde 2021, transformou este trabalho no seu doutoramento, na mesma instituição.


Sendo uma iniciativa sem financiamento, agradecemos o contributo de €0,50 a €1 por cada pessoa da assistência para as bebidas dos oradores. Afinal, se alguém lhe explicasse coisas fascinantes num bar, não lhe pagava uma bebida?

O espaço é-nos cedido gratuitamente, e o PubhD de Lisboa é um evento com entrada livre, por isso convidamos todos a agradecer ao Crew Hassan aproveitando os comes e bebes à disposição no local.



Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboasubscreva a nossa mailing list (apenas um e-mail por mês). Siga-nos também no FacebookTwitter e Instagram.