PubhD, Vamos ao bar falar de ciência?
Dupla página da edição em papel do jornal Público de 13 de Abril de 2016, edição de Lisboa.

Clique na imagem para a ver em alta resolução.

No passado dia 13 de Abril, data em que Lisboa teve o sétimo evento PubhD, o jornal Público dedicou duas páginas às duas iniciativas que existem já no nosso país, o PubhD de Lisboa e o PubhD UMinho (Braga e Guimarães).

Sérgio Pereira (o autor deste blog) e o grupo STOL falam das motivações e das vantagens deste formato de comunicação da investigação académica.

A origem da ideia é mencionada por Sérgio Pereira, que descreve a forma como surgiu em Nottingham, no Reino Unido, em Janeiro de 2014, e como ele a trouxe para Portugal.

Um dos investigadores que já passou pelo PubhD de Lisboa, o Daniel Martins, falou também ao Público sobre a sua investigação e a experiência de a explicar num bar.

Parabéns e obrigado aos 20 investigadores que já participaram nos eventos em Lisboa e aos que desde Janeiro têm participado no Minho.

Parabéns também à assistência que todos os meses tem vindo conversar com eles sobre o seu trabalho, e ao grupo STOL que, ao lançar o PubhD no Minho, fez dele uma aventura nacional.

O PubhD é uma forma de trazer a investigação académica para fora da Universidade ou do laboratório, e um exercício de comunicação para o público que poucos doutorandos têm o privilégio de praticar no contexto dos seus programas doutorais.

Queremos que a ideia se espalhe a outras cidades universitárias. Não é preciso estar-se ligado à comunicação de ciência para lançar um PubhD. Basta uma coisa: uma enorme curiosidade pela curiosidade dos outros.

Se tem curiosidade, veja como em Nottingham puseram de pé o primeiro PubhD.
Se quiser lançar um na sua cidade, contacte-nos!

Nota: Uma versão do mesmo texto foi publicada na véspera no website P3, como assinalámos neste post.